A Sifter RSVM, é projetada para a limpeza ou classificação de cereais ou outros produtos, permitindo a separação de impurezas e objetos estranhos de diferentes tamanhos ou pesos.
À própria peneira, um canal de ar ou tarara e uma câmara decantadora podem ser adicionados como opcionais.
Princípio de funcionamento:
Fluxo de produtos:
A- Entrada do produto a ser classificado
B- Saída de produto grosseiro
C- Saída de produto de tamanho intermediário
D- Saída de produto fino
E- Saída de produto leve mas grosseiro
F- Saída para poeira e partículas muito leves
G- Saída de produto de tamanho intermediário, totalmente limpo
Peças:
- Peneira
- Canal de ar ou tarara
- Câmara decantadora
Sifter:
A máquina é equipada com duas peneiras sobrepostas, das quais a superior é usada para separar corpos grosseiros e a inferior para remover partículas finas. A vibração conferida por 2 motores vibratórios com efeito ajustável, produz uma estratificação que aumenta a precisão da classificação.
Sob cada peneira, que geralmente é feita de placa perfurada, existem esferas de borracha que, pelo efeito de seu movimento, atingem a superfície perfurada para limpá-la de possíveis partículas que possam obstruir a passagem através dela.
Canal aéreo ou Tarara:
Na saída do produto intermediário, é possível intercalar este elemento, que separará os produtos leves que podem ser encontrados nele (conchas, fragmentos, pó, etc.). Esta operação é alcançada passando o grão por um canal de ar de forma ascendente. Devido à diferença de peso específico aparente ou características geométricas, os produtos leves são transportados para cima pelo ar até o sistema de sucção e separação que é necessário e não está representado na figura. Uma válvula na parte superior do canal permite que a velocidade do ar seja regulada para se obter uma ótima separação.
Câmara de decantação:
É um corpo que, por efeito de centrifugação e diminuindo a velocidade de flutuação do produto, faz com que o produto mais pesado de ambos caia ou decante. Desta forma, o produto é levado a um sistema de válvulas basculantes que o extraem para um dos lados. Adicionando este elemento opcional, adicionamos 2 vantagens ao sistema.
Por um lado, fazemos uma nova separação em 2 frações. Muito útil, por exemplo, para separar as cascas de grãos de sua poeira.
E, por outro lado, por ser capaz de pegar o produto decantado e observá-lo, torna muito mais fácil para nós regular o fluxo de ar para evitar levar consigo um bom produto.
Este canal de ar ou tarara, faz o ar circular através de uma fina película de grãos, levando consigo as partículas leves (exceto poeira), que todas caem em um canal da câmara de decantação e saem para um lado da máquina através de um sistema de válvulas oscilantes.
Em resumo, se todos os 3 elementos forem colocados, o produto recebido pode ser classificado em 5 partes.